domingo, 14 de fevereiro de 2010

Oito ou oitenta


Universo barretense: cidade com cento e poucos mil habitantes; comida quentinha, caseira e gostosa; roupa lavada, passada, cheirosinha e com aspecto de comercial de amaciante; pai pra jogar conversa fora a noite; TV por assinatura; caixa eletrônico do banco só para fins pessoais; carro na garagem; amigos de mais de uma década; namorado a alguns quarteirões de distância; chegar em casa de madrugada vendo tudo dobrado e ter cuidado para os pais não perceberem nada; pão quentinho no final da tarde; suco fresco em todas as refeições; tardes inteiras torrando no sol com as amigas; ouvir música com fone de ouvido; casa grande e espaçosa; quarto do tamanho de uma sala, equipado com som e televisão.

Universo londrinense: cidade com quinhentos e poucos mil habitantes; almoço no RU por R$2,10, congelados ou enfrentar o fogão; roupas lavadas e passadas a R$3,00 o quilo; pai no telefone por alguns minutos ao dia; TV de 14 polegadas com 7 canais - e olhe lá; fila de banco pra pagar contas; ônibus, táxi ou pernas-pra-quê-te-quero; amigos sem nível nenhum; namorado a uns bons quilômetros de distância; chegar em casa de madrugada vendo tudo dobrado, trocar de roupa, dormir com o colchão no chão, passar mal a noite toda e não lembrar de nada no outro dia; comprar a tarde o pão da outra manhã; suco de saquinho; tardes de "Friends" e brigadeiro com jornalistas bizarros; ouvir música do jeito que eu quiser; flat de 17 m².

10 comentários:

  1. Eu continuo preferindo o meu universo londrinense. Se bem que ele não existe mais: como não pretendo ficar lá, quero ir pra Curitiba, vim pra casa da minha mãe, em Cascavel, até tomar um rumo na vida. :/
    Morar sozinha tem seus inconvenientes, mas eu não tenho mais saco pra morar com a minha mãe não. Minha vida tá um pequeno inferno!

    ResponderExcluir
  2. Percebe-se muita diferença! Mas prefiro a humildade do que toda essa mordomia.
    Nos tornamos pessoas melhores e decentes, claro, não mimadas, e vivendo com o desejo de tudo isso,
    mas quem tem pouco tem muito.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Dois bons e diferentes exemplos para não se perder a noção da realidade (seja ela qual for).

    ResponderExcluir
  4. hahaha, claro que nossas rotinas (tanto na casa dos pais, quanto na vida universitária) têm lá suas diferenças, mas também vivo esse contraste!
    a diferença é que o namorado tá junto com a universidade. menos mal. porque não volto pra São Luís sempre e teríamos mais de 3,000 km de distância!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. hahahaha pior que tô indo pra essa vidinha tbm! haha

    beeeijos

    http://semtravasnalingua.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. A vida mansa de Barretos também me faz falta =/
    Mas confesso que... Não troco meu São Paulo por nada!

    ResponderExcluir
  7. Bem diferentes, hein?
    Mas, embora o universo barretense pareça mais acolhedor, o londrinense para bem mais sedutor.

    ResponderExcluir
  8. eu sou a favor da liberdade... seja na mordomia ou num muquifo, mesmo. e estou prestes a abrir mão do conforto só pra tê-la.
    boa sorte ;)

    ResponderExcluir
  9. aah, eu acho que morar sozinho, meio que faz parte da vida de todo mundo, ter uma independência :)
    Sofia

    ResponderExcluir
  10. Contrastante a diferença, mas tenho certeza que o seu universo londrinense valerá a pena profissionalmente para vc. E aposto que antes de se mudar de Barretos vc não reparava tantas qualidades que tinha a sua casa, né?

    ResponderExcluir