sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

E foi uma monicada daquelas


Se tem uma coisa que eu me lembro bem das aulas de literatura do colegial - além dos brações e dos olhos azuis do professor - é da liberdade que Guimarães Rosa tinha para inventar palavras. Lógico que quando ele fazia isso a galera achava poético, bonito e chamava de figura de linguagem, mas ai de mim se saio por aí falando que fulano é humildoso ou que alguma coisa é nonada. Pobre da Mônica analfabeta, né.
A questão é que sempre quis ter esse poder de inventar palavras que acabassem pegando, coisa que hoje em dia parece tão fácil. Fala sério, o que você pensaria se há 10 anos alguém chegasse e pedisse uma explicação sobre alguma coisa que você twittou hoje? Ou então se, do nada, você fosse chamado de adultescente? Parece que a cada ano o dicionário engrossa mais e as palavras ficam mais específicas (ou idiotas, como no último exemplo citado), e isso só me dá mais vontade de ter meu próprio vocabulário.
Imagina só todo mundo falando o moniquês como segunda língua, conjugando o verbo monicar no pretério-mais-que-perfeito e admirando uma coisa muito legal com um "nossa, que monicada!"? Aos mais ignorantes, os problemas de compreensão seriam resolvidos facilmente com meios alternativos. Tipo a minha avó, que é tão from farm que as vezes a gente tem que brecar e soltar um "Dona Nilza, por favor, desenha o que a senhora quer dizer que com palavras não tá dando pra entender".
De qualquer forma, acho que vou abraçar de vez a causa dos neologismos. Afinal de contas, se a Beyoncé conseguiu enfiar bootylicious no Oxford, por que eu não posso monicar no Aurélio?

7 comentários:

  1. Adorei, gente.
    Eu mesma vivo inventando palavras e nem ligando se vai pegar ou se vão entender. haha
    Mas imagino a bagunça que seria se cada um resolvesse criar o próprio vocabulário.

    ResponderExcluir
  2. Bootylicious? No Oxford?!

    Caramba! :O

    ResponderExcluir
  3. EU SEI COMO VOCÊ SE SENTE!
    Como você, amo inventar palavras. Costumava a ficar revoltada durante as aulas sobre Guimarães Rosa. Eu sou burra, mas ele é gênio? Mas como assim?
    Como sou a favor da besteira, pra mim, qualquer palavra é digna de dicionário.

    ResponderExcluir
  4. HEAOSHEAOIUSHEOHSEAS
    Ai, juro que morri de rir. Sério, essa transformação de palavras é a coisa mais gostosa do mundo. Se não fosse assim, a gente ainda ia tar falando 'vossa mercê'. Virge!
    E olha que eu até gostei do 'monicar', viu? Acho que a moda vai muito mais longe que a da Beyoncé!

    ResponderExcluir
  5. Adoreei *--*

    CONVITE
    1º aniversário do Pirulito no Palito

    A festa tem retrospectiva, selo do blog pra você, entrevista e lay de cara nova!
    passa lá e comemore conosco!

    Sofia
    (http://pirulito-no-palito.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  6. Desculpe, eu ia comentar, mas estou monicada demais no momento!

    Beijão!

    ResponderExcluir